Acadepol entrega certificados do CITaP

Cinco turmas de policiais civis do Curso de Investigações e Táticas Policiais Avançadas receberam, na tarde desta quarta-feira (05), os certificados de conclusão da capacitação, realizada no final do ano de 2016, pela Gerência de Operações Especiais (GOE) e a Diretoria de Inteligência, responsáveis pelas instruções aos servidores.

Os certificados foram entregues para 107 investigadores, escrivães e delegados que atuam nas Delegacias de Roubos e Furtos (DERF), de Cuiabá e Várzea Grande, na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva).

Com carga horária de 60 horas, os certificados confeccionados e entregues pela Academia da Polícia Civil (Acadepol), poderão ser utilizados para progressão de classe daqueles servidores aptos a mudar para as classes  B ou C.

“Estamos aqui hoje para entregar os certificados e agradecer aos instrutores do Goe e da Inteligência pelo empenho e dedicação nessa capacitação. Também queremos agradecer as pessoas que organizaram e vocês policiais que participaram dessa qualificação”, disse o diretor da Academia, Carlos Fernando da Cunha Costa.

O curso foi projetado para atender investigadores, escrivães e delegados que atuam na área fim da Polícia Judiciária Civil, iniciando em 2015 com a DHPP, e em 2016 levado para as Derfs e Derrfva. Outras três turmas, no total de 75 policiais da Diretoria Metropolitana, ainda serão capacitadas.

O Curso de Investigações e Táticas Policiais Avançadas teve 60 horas/aulas, sendo 20 horas de aulas ministradas pela Diretoria de Inteligência e outras 40 horas voltadas a instruções de CQB (combate em ambiente confinado), visando o cumprimento de mandado de busca e de prisão de alto risco, armamento, tiro policial e abordagens em veículos, edificações e de suspeitos. Uma das técnicas que também foi abordada no treinamento é a sobrevivência policial, para instruir o policial a se portar de forma segura no momento de folga.

O diretor metropolitano, Anderson Clayton da Cruz e Veiga, parabenizou os policiais e destacou a importância do treinamento constante para as unidades policiais. “Além de preparar o policial para melhor desempenho da atividade, fortalece laços de amizade e é também uma oportunidade para trocar experiências e conhecer novas pessoas”, disse.

Novos Cursos

O diretor da Acadepol, delegado Carlos Fernando Cunha, anunciou que em maio iniciará a 1ª turma do Curso de Repressão a Crimes Ecológicos, com policiais da Regional de Nova Mutum. O curso terá 60 horas/aulas, de teoria e prática.

O diretor será um dos instrutores do curso, que ainda contará com professores convidados, sendo um fiscal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), dois servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), um o coordenador de Pesca e o outro do CC-Sema e um representante da empresa Basf, que falará sobre o uso de defensivos agrícolas.