Policiais da Regional de Nova Mutum são capacitados para utilizar o GEIA

Uma da equipe da Fábrica de Software da Polícia Judiciária Civil esteve nos dias 26, 27 e 28 de abril em Nova Mutum/MT ministrando um curso de capacitação do Conjunto de Sistemas GEIA. Realizado no auditório da Delegacia Regional, a instrução foi ministrada pelo EPC Thiago Nascimento e contou com Delegados, Escrivães e Investigadores das delegacias de Alto Paraguai, Arenápolis, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nortelândia, Nova Marilândia, Santo Afonso, São José do Rio Claro, Tapurah, DERF Nova Mutum, Delegacia Municipal e Regional de Nova Mutum.
Para a Delegada Regional, Drª Alessandrah Marquez Alecrim, esta capacitação visa melhorar o trabalho policial no dia-a-dia. A delegada classifica o GEIA como um programa “espetacular”, pois otimiza todas as rotinas da delegacia evitando extravios de documento ou de informações policiais, além de agilizar a confecção de peças cartorárias em flagrantes, inquéritos policiais, tais como oitivas, ordens de serviços e relatórios policiais. Destaca ainda o excelente trabalho desempenhado pela Fábrica de Software da PJC na implantação do Conjunto de Sistemas GEIA em todo o Estado de Mato Grosso.
Nesta capacitação, os policiais receberam informações referentes aos Módulos Cartorium, Vinculum e Argus complementando a necessidade de implantação dessas ferramentas nas delegacias da Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso.
O GEIA é um conjunto de sistemas criado para otimizar a gestão da Polícia Judiciária Civil, proporcionando controle das rotinas administrativas e operacional das delegacias de polícia. O sistema, composto pelos módulos Argus, Vinculum, Precatória, Petardo e Cartorium, foi desenvolvido pela Fábrica de Software situada na Academia da Polícia Civil e está em funcionamento desde o ano de 2011.
Desenvolvido para facilitar a administração dos expedientes dentro da delegacia, o módulo CARTORIUM possibilita o total controle dos procedimentos policiais, desde o flagrante até a conclusão de um inquérito policial, além de permitir a geração de inúmeras peças como oitivas, intimações e ordens de serviços, além de possibilitar a remessa e recebimento de cartas precatórias entre unidades. Já o modulo VÍNCULUM foi criado para o armazenamento de dados de alvos investigados em operações policiais, de forma a criar um banco de informações único e integrado na Polícia Civil. O VÍNCULUM é uma importante ferramenta de auxilio nas investigações, por possibilitar o cruzamento de pessoas investigadas entre as unidades policiais, fortalecendo assim o trabalho no combate e elucidações de crimes. O Módulo Administrativo, ARGUS, foi o primeiro módulo criado pelo Sistema GEIA. O módulo tem em seu banco de dados informações sobre os servidores da Polícia Judiciária Civil, efetivo e temporário, lotações, unidades, viaturas, móveis, armamento, imóveis, boletins estatísticos mensais, entre outras funcionalidades que auxiliam na gestão administrativa da instituição.