Curso de Operações Policiais – COP/GOE/2023

Em evento marcado por grande emoção e orgulho pela conclusão de um dos cursos mais difíceis da área policial, 15 profissionais de Segurança Pública se formaram no Terceiro Curso de Operações Policiais (COP), realizado pela Gerência de Operações Especiais, da Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol).

Os brevês e diplomas aos formandos do treinamento tático-operacional para emprego em operações especiais foram entregues na tarde desta segunda-feira (24.04), na Acadepol.

O gerente de Operações Especiais, delegado Frederico Murta, agradeceu o apoio da Diretoria da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Segurança Pública na realização do curso e parabenizou os formandos, reforçando a responsabilidade do brevê que passaram a ostentar no peito.

O terceiro COP iniciou com 32 inscritos entre policiais civis dos estados de Mato Grosso, Pará, Sergipe, além de servidores da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal de Mato Grosso e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Com mais de 240 horas/aulas, os alunos foram submetidos a treinamento com disciplinas teóricas e práticas, buscando o aperfeiçoamento técnico e tático dos servidores no âmbito da Segurança Pública, para emprego em missões especiais e ocorrências complexas. Apenas 15 dos 32 alunos inscritos conseguiram avançar em todas as etapas e chegar ao final da capacitação.

A delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, parabenizou os alunos pela conclusão da capacitação, ressaltando a dificuldade em deixar suas casas e famílias por mais de 20 dias em busca de aperfeiçoamento.

“A formação de policiais mais capacitados é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como a efetividade do trabalho policial. Gostaria de reforçar a importância da coragem no trabalho de operações especiais. Não há obstáculos quando se tem coragem e de forma corajosa, todos vocês formandos, se desafiaram e superaram esse desafio”, disse.