A Academia de Polícia Judiciária Civil – ACADEPOL-PJC/MT, publica o Edital nº. 001/2024 – ACADEPOL/PCMT, para abertura das inscrições para candidatos a Habilitação Básica de Piloto de Sistema de Aeronave Não Tripulada – Classe 3 (HBPSANT-C3).

As inscrições são do dia 30 de janeiro ao dia 16 de fevereiro, o objetivo da habilitação é capacitar os policiais para utilizarem as aeronaves remotamente pilotadas (drones) da Polícia Judiciária Civil, além de 22 Unidades Policiais de Cuiabá e Várzea Grande com 47 vagas, outras 109 Unidades Policiais do interior receberão a habilitação com 261 vagas para os Policiais Civil.

Além dos servidores da PJC, estão disponíveis vagas para agentes da Polícia Militar/MT, do GEFRON/MT, da Polícia Penal/MT e do Corpo de Bombeiros Militar/MT, disponibilizando 8 vagas para as Forças de Segurança Pública.

A habilitação terá carga horária de 24 horas, onde serão realizadas instruções de fundamentos e conceitos em RPAS; sistemas, arquiteturas e componentes; fundamentos aeronáuticos e segurança operacional, manutenção da RPAS  semiprofissional e pilotagem do RPAS semiprofissional.

A Habilitação Básica de Piloto de Sistema de Aeronave Não Tripulada – Classe 3 (HBPSANT-C3) demonstra um compromisso contínuo com a excelência e aprimoramento profissional. Ao todo serão realizadas 15 etapas, sendo que 3 serão realizadas na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), um ambiente especializado e propício para a formação de alto nível. As 12 demais serão distribuídas estrategicamente pelas regionais da Polícia Civil do Mato Grosso, abrangendo uma vasta área do estado. Este planejamento inclui a realização de edições em cidades-chave como Tangará da Serra, Nova Mutum, Cáceres, Água Boa, Vila Rica, Juína, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças (que adicionalmente receberá a regional de Primavera do Leste), Pontes e Lacerda, e Guarantã do Norte. Esta distribuição geográfica das edições visa não apenas a descentralização do conhecimento, mas também a adaptação às necessidades específicas de cada região, fortalecendo o tecido da segurança pública em todo o Mato Grosso.

Ao finalizar o curso os servidores estarão habilitados na plataforma SARPAS NG do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), possibilitando realizar solicitação de voos na plataforma, dispondo dessa forma credibilidade jurídica nas ações policiais com a utilização das aeronaves não tripuladas da PJC/MT cadastradas na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Interessados, devem efetuar inscrição do dia 30/01/2024 a 16/02/2024. Consulte o edital para mais informações.