Histórico

Fundada em 1978 no governo de Frederico Carlos Soares Campos, a Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso foi criada para proporcionar a formação do Delegado, Escrivão e Agente de Polícia. Em novembro de 1982, também se tornou responsável pela formação do Médico Legista, Perito Criminal, Auxiliar do Perito Criminal, Datiloscopista Policial, Auxiliar de Perito Criminal e Auxiliar de Necropsia, uma vez que passaram a integrar o quadro funcional da Polícia Civil.
Em 1984, o então Secretário de Segurança Pública, Desembargador Oscar Travassos, atendendo os anseios da classe, encaminhou o projeto de lei à Assembleia Legislativa reivindicando a criação da Polícia Civil de carreira e no mesmo ano teve aprovado o Decreto 1.021, de 03 de dezembro de 1984, normatizando a realização de concurso para provimento dos cargos da Polícia Civil, o que deu maior importância a existência de um órgão formador. A Academia teve sua primeira sede na Rua Luiz Caetano Albuquerque, 116, no bairro do Porto, no popularmente chamado “Beco da Lama”.

A primeira pessoa a despachar sobre os interesses da Instituição foi a Srª Ana Luiza de Souza Garcia, sob ordens do Coronel Paulo Santa Rita de Carvalho de Athaíde, então Secretário de Segurança Pública. Ana Luiza respondeu pelo expediente durante sete meses, do dia 06 de agosto de 1980 à 18 de fevereiro de 1981. No dia 18 de fevereiro de 1981, com portaria de lotação, assume a Direção da Academia o Dr. Eugênio Mário Uchoa Recife, o qual dirigiu a unidade de ensino até 15 de abril de 1988, portanto sete anos e dois meses, se ausentando apenas no período em que Dr. Márcio Pieroni esteve respondendo pela Diretoria da Academia através da portaria 273/87. Em 24 de abril de 1988, assume como Diretor da Academia Bibiano Nunes Ferreira Sobrinho, permanecendo durante cinco meses, até o dia 09 de setembro de 1988, poucos dias depois reassume Eugênio Mário Uchoa. Nos idos de 1992, a ACADEPOL é transferida do bairro do Porto para o antigo edifício onde funcionava a Secretaria de Segurança Pública, um prédio sito entre a Av. Marechal Deodoro e Rua Manoel Leopoldino, no Bairro Araés em Cuiabá-MT. No segundo semestre de 1996, a Academia é transferida para a antiga Fazendinha (complexo Pomeri), à Avenida dos Trabalhadores, no Bairro Novo Mato Grosso, onde foi dirigida pelo Dr. Albani Borges dos Santos que permaneceu no cargo durante um ano e nove meses, passando a direção da Unidade de Ensino no dia 23 de dezembro de 1996 para o Dr. Bibiano Nunes Ferreira Sobrinho, que pela segunda vez dirigia a instituição. Este permaneceu na diretoria da Academia durante um ano e sete meses, passando no dia 07 de julho de 1998 a direção para a Drª Beatriz Fátima Figueiredo Rabel. Nesta direção a unidade instalada neste endereço até dezembro de 2000. Em janeiro de 2001, mudou-se para a Rua General Melo, 2626 no Bairro Jardim Campos Eliseos, onde permaneceu até o dia 28 de agosto de 2003 quando, pela última vez, mudou-se para sua atual sede, na Av. Dr. Meirelles no Bairro São João Del Rey. Este prédio que era ocupado a título de empréstimo foi adquirido e passou a fazer parte do patrimônio do Estado no início do ano de 2008, após muito empenho da Diretora a época. No dia 14 de abril de 2010, assume como diretor da ACACEPOL o Delegado de Polícia Gênison Brito Alves Lima que permaneceu no cargo até 27 de março de 2012, quando passou o cargo para o Delegado de Polícia Milton Teixeira Filho, permanecendo no cargo até 31 de dezembro de 2014. No dia 1º de Janeiro, o Dr. Clocy Hugueney Lopes de Oliveira assume como Diretor da Acadepol, permanecendo até 09 de agosto de 2015 quando passou o cargo de Diretor ao Dr. Marcos Aurélio Veloso e Silva que comandou a Acadepol até o dia 29 de abril de 2016, quando passou o cargo ao atual diretor Dr. Carlos Fernando da Cunha Costa.
Em todos estes anos, a Academia de Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso vem formando os policiais de carreira da Instituição e colaborando para melhor servir o cidadão matogrossense. Texto extraído e modificado do Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Políticas Públicas e Direitos Humanos da Investigadora de Polícia Maria Pereira da Silva.