Sistema GEIA da Polícia Civil vence Premio Inovar
O Sistema GEIA da Polícia Judiciária Civil conquistou a primeira colocação no 1º Prêmio Inovar para Transformar, realizado pela Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Superintendência da Escola de Governo. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (14.12), no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio do Governo.
O Geia é um conjunto de seis sistemas criado para otimizar a gestão da Polícia Judiciária Civil, proporcionando controle das rotinas administrativas e operacional das delegacias de polícia. O sistema, composto pelos módulos Argus, Vinculum, Precatória, Petardo, Cartorium e Libelus, foi desenvolvido pela fábrica de Software da Academia da Polícia Civil e está em funcionamento desde o ano de 2011.
O escrivão e analista, Ricardo Barcelar, coordenador da Fábrica Software, é o responsável pelo desenvolvimento do Geia. “Para nós é um reconhecimento da parte do Governo à iniciativa construída ao longo de 5 anos, que a colaboração de inúmeros servidores – delegados, escrivães e investigadores – das delegacias, que acreditaram no projeto como algo que moderniza a instituição e melhora a gestão da informação”, disse.
Além do analista Ricardo, a equipe do Geia é composta pelo investigador Helder Oliveira Silveira, a escrivã Neftis Caroline e os escrivães Thiago Nascimento da Silva e Marcos Roberto de Ávila.
O projeto de modernização da Polícia Civil concorreu com outras 13 iniciativas classificadas para receber a certificação Inovar e ainda um notebook, uma câmera digital e um tablet. Ao todo foram inscritos 41 projetos, sendo 14 selecionados.
Entre os projetos classificados estavam: Aplicativo MT Cidadão, Gestão Eletrônica de Trânsito-Talonário Eletrônico, Avaliação de Desempenho via E-mail, Licenciamento em Casa, Digitalização de Prontuários de Pacientes do Adauto Botelho, Gestão por Resultados com Ênfase em Processos, Método Inovar para Seleção e Composição de Equipes de Alta Performance Dedicadas à Inovação, Um Direito à Cidadania, Oficina de Cadeiras, Ferramenta de Melhoria das Práticas Operacionais, Redução do Prazo de Licenciamento do Corpo de Bombeiros, Servidor Saúde Total, Sustentabilidade de Gestão Pública- A3P e RDX- Denúncia Beta 1.0.
O Concurso
O Prêmio Inovar para Transformar tem o objetivo de valorizar os profissionais que contribuem com a inserção de práticas inovadoras no ambiente de trabalho e busca incentivar os servidores e empregados públicos a contribuírem para a modernização e eficiência da gestão pública, reconhecendo, valorizando, premiando e divulgando práticas inovadoras implementadas que sirvam de referência para outras iniciativas e que venham aprimorar os serviços prestados à sociedade.
O concurso tem como conceito de inovação a implementação de um produto, ou bem de serviço, seja ele novo ou significativamente melhorado, um processo, um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
De acordo com as regras do prêmio, práticas inovadoras são mudanças transformadoras feitas por meio da incorporação de novos conceitos ou um conjunto de instrumentos que tragam resultados qualitativos para a sociedade e para a gestão.