General do Exército ministra palestra na Academia da PJC
Aperfeiçoando ensinamento e qualificação junto com as forças armadas, a Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), realizou na manhã de sexta-feira (22.03), palestra com o tema “O papel da Escola Superior de Guerra (ESG) e a Associação dos Diplomatas da Escola Superior de Guerra (ADESG) na atual conjuntura Política Brasileira”, ministrada pelo General do Exército Brasileiro Umberto Andrade.
O evento foi realizado no auditório da Acadepol, em Cuiabá, para promover atualização de conhecimentos e estabelecer um ambiente propício a trocas de informações para ações convergentes na temática proposta.
O presidente da Associação dos Diplomatas da Escola Superior de Guerra (ADESG), general Umberto Andrade, discorreu sobre a presente situação da polícia nacional.
O palestrante falou do interesse do tema voltado para área policial e da segurança pública, que é uma das funções essenciais do Estado, na promoção e garantia da segurança à sociedade. Para se ter grande avanços e resultados é necessário uma visão estratégica, bem como que haja a participação integrada dos órgãos envolvidos, das diferentes esferas nas competências de atuação.
“Se o policial entende o ambiente conjuntural maior, ele mais facilmente vai entender sua função dentro daquela estrutura. Essa é minha proposta hoje, abrir uma discussão de forma geral, que a gente possa entender nossas dificuldades, e que a gente possa de forma conjunta encontrar soluções para o nosso país”, destacou Umberto Andrade.
O general também mencionou sobre o modelo militar, que traz em sua essência uma organização baseada nos pilares e fundamentos da disciplina e hierarquia, as quais contribuem para organização das polícias, ou de qualquer outra organização, dentre elas o ramo privado.
O diretor da Acadepol, delegado Welber Batista, falou da importância de todo segmento de organização, seja ele civil, militar ou de qualquer natureza, deveria observar como é feita e aplicada a metodologia militar.
“Sou grande admirador do método de ensinamento, disciplina e hierarquia dos militares, não perdendo a essência de ser, da sociedade civil e da segurança que acomoda a Polícia Civil. Acredito que temos muito que apreender e reaprender com as forças militares, que traz a democracia disciplinada. Aquele órgão que não observa a disciplina não tem hierarquia, como consequência não teremos nação e não teremos família”, discorreu o diretor.
O delegado geral da PJC, Mário Dermeval de Resende, enalteceu os trabalhos da Academia, na troca de experiência e ajuda das instituições. “É de grande relevância essa façanha de trazer a Mato Grosso o General Humberto, para proferir essa palestra. A Acadepol está com um planejamento objetivando a realizações de cursos que serão promovidos em conjunto com a ESG para nossos policiais e servidores de outras instituições”, disse Mario Dermeval.
O delegado geral destacou o foco da atual gestão que é a busca de incentivos junto a órgãos de dentro e fora da segurança pública, como o Poder Judiciário e Ministério Publico, visando a união de esforços e o fortalecimento de parcerias.
Além dos diretores da Polícia Civil, participaram da palestra os representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Politec, Agência Brasileira de Inteligência, Controladoria Geral da União, Aeronáutica, entre outras autoridades e convidados.
Visita à Diretoria da PJC
Na tarde de quinta-feira (20.03), o General do Exército Brasileiro Humberto Andrade visitou a sede da Diretoria da PJC. Foi conversado sobre o atual cenário brasileiro de segurança pública, das condições de trabalho da região de fronteira, investimentos e alternativas em busca de melhorias e fortalecimento do combate ao crime organizado.
Posse
O diretor-ajunto da Academia de Polícia Judiciária Civil, Bruno Lima Barcellos, tomou posse na sexta-feira (22.03), como delegado da Associação os Diplomatas da Escola Superior de Guerra (ADESG). A cerimônia aconteceu na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá.
A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) é uma associação brasileira, que congrega os diplomados pela Escola Superior de Guerra (ESG). Diretamente ligada à Escola Superior de Guerra e ao Ministério da Defesa, a sua sede localiza-se na cidade do Rio Janeiro, e coordena as diversas delegacias estaduais que, por sua vez, subordinam as representações nas principais cidades do país.