ACADEPOL conclui mais uma capacitação do GEIA

A Academia de Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (ACADEPOL) realizou nos dias 22 e 23 de maio mais uma capacitação do Conjunto de Sistemas GEIA. Ministrada pela equipe da Fábrica de Software da PJC, a atividade foi realizada no auditório da ACADEPOL e capacitou policiais da Regional de Tangará da Serra.

As instruções reuniram escrivães e investigadores de várias delegacias da Regional, onde receberam informações referentes aos Módulos Cartorium, Vinculum e Argus, existentes no GEIA, objetivando de atender a necessidade de implantação e ampliação do uso do Sistema GEIA nas delegacias.

Criado para otimizar a gestão da Polícia Judiciária Civil, proporcionando controle das rotinas administrativas e operacional das delegacias de polícia, o GEIA é um conjunto de sistemas composto pelos módulos Argus, Vinculum, Precatória, Petardo e Cartorium, foi desenvolvido pela Fábrica de Software situada na Academia da Polícia Civil e está em funcionamento desde o ano de 2011. Em 2017, o Sistema GEIA recebeu a Certificação Inovar ao conquistar a primeira colocação no 1º Prêmio Inovar para Transformar, realizado pela Secretaria de Estado de Gestão, por meio da Superintendência da Escola de Governo, concorrendo com outros 40 projetos.

Desenvolvido para facilitar a administração dos expedientes dentro da delegacia, o módulo Cartorium possibilita o total controle desde o flagrante, autuação e conclusão dos procedimentos policiais, além de permitir a geração de peças como oitiva, intimação, ordem de serviços, além de enviar carta precatória via sistema para outras unidades. Já o modo Vinculum foi criado para o armazenamento de dados de alvos investigados em operações policiais, de forma a criar um banco de informações único e integrado na Polícia Civil. O Vinculum é uma importante ferramenta de auxilio nas investigações, por possibilitar o cruzamento de pessoas investigadas entre as unidades policiais, fortalecendo assim o trabalho no combate e elucidações de crimes.