Curso Repressão a Crimes Rurais tem início em Sorriso

Profissionais de Segurança Pública, lotados no município de Sorriso (442 km ao Norte) e adjacências, iniciaram nesta segunda-feira (26.11), o segundo “Curso de Combate e Repressão a Crimes Rurais”, realizado pela Academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol), com apoio do Sindicato dos Investigadores de Polícia Civil (Sinpol-MT), do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e Prefeitura Municipal de Sorriso.

O treinamento com carga horária de 130 horas/aula qualificará servidores de diferentes Instituições como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Politec, Corpo de Bombeiro, Sistema Prisional e Ciopaer com aulas teóricas e operacionais serão ministradas até domingo, dia 09 de dezembro, quando acontecerá o encerramento.

O curso visa exercitar o atendimento as ocorrências criminais no meio rural onde os alunos terão instruções sobre legislação ambiental, crimes contra a flora e fauna, poluição, uso de agrotóxicos, crimes de pesca, desmatamentos além de informações sobre a questão animal, transporte, orientações sobre o uso de defensivos falsos, ensinando os policiais como identificar os produtos falsos e fazer checagem dos lotes.

Conforme o diretor da Acadepol, Carlos Fernando da Cunha Costa, os policiais matriculados terão instruções com armamento, patrulhamento rural, incursões na mata, simulando emboscada, combate e confronto rural, técnicas de levantamento de local de crimes em ambiente rural, procedimentos de abordagem, procedimentos de verificação, de como chegar, de como entrar, sobre como agir em casos em que uma família esteja sendo roubada, bem como treinamento de embarque e desembarque de aeronaves.

O curso, realizado pela segunda vez no interior do Estado (a primeira vez na Regional de Nova Mutum), terá duração de duas semanas, sendo a primeira de aulas teóricas e a segunda com aulas práticas/operacionais”, disse o diretor da Acadepol.

Para o delegado de Sorriso, André Eduardo Ribeiro, o Curso de Operações Rurais é de suma importância, tendo em vista a região ser predominantemente produção rural. O município é considerado a capital nacional do agronegócio, com muitas fazendas e produção elevada, razão pela qual esse tipo de capacitação é fundamental.

A capacitação conta com instrutores da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Academia de Polícia (Acadepol), da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Defesa de Agropecuária (Indea) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).